segunda-feira, 8 de março de 2010

19º DESAFIO: É IMPOSSÍVEL AMAR?

O Desafio de Amar se inicia com um segredo. E apesar deste segredo ser um elemento silencioso no decorrer de cada dia, você se tornou a cada dia mais desconfiado dele. Agora que você já chegou até aqui, esse é um segredo que você está descobrindo por você mesmo, ainda que você não saiba exatamente como colocá-lo em palavras.

O segredo é este: não podemos obter amor incondicional (ou o amor ágape) pelo nosso próprio coração. É impossível. Está além das nossas capacidades. Está além de todas as nossas capacidades.

Você pode até ter demonstrado de alguma forma bondade e generosidade, e você deve até ter aprendido a ser mais ponderado, atencioso. Mas, sinceramente, amar alguém de forma abnegada, incondicional é um assunto completamente diferente.

Então, como podemos fazer isso? Goste ou não, o amor ágape não é algo que você possa produzir. É algo que apenas Deus pode fazer. Mas por causa do Seu grande amor por você - e do Seu grande amor pelo seu cônjuge - Ele escolheu expressar Seu amor através de você.

Você pode ainda não acreditar nisso. Você pode estar convencido de que com muito trabalho e comprometimento, você pode criar o amor incondicional, a longo prazo e sacrificial a partir do seu próprio coração. Você quer acreditar que este amor está em você.

Mas quantas vezes o seu amor falhou em lhe afastar da mentira, da cobiça, da reação exagerada, do pensamento mau a respeito da pessoa à qual você, diante de Deus, prometeu amar para o resto da sua vida?

Por quantas vezes o seu amor provou ser incapaz de controlar a sua raiva? Quantas vezes o seu amor lhe motivou a perdoar ou promoveu um final de paz em uma discussão constante? São estes fracassos que revelam a condição pecaminosa da humanidade.

Não podemos dar o que não temos. Não podemos acessar reservas e fontes interiores que não podem ser exploradas. Da mesma forma que não podemos pagar um milhão de dólares se não tivermos condições, não podemos demonstrar o amor que não temos. Podemos tentar, mas iremos falhar.

Então a má notícia é: o amor que é capaz de resistir a todas as pressões está fora do nosso alcance, enquanto tentarmos encontrá-lo dentro de nós mesmos. Precisamos de alguém que nos dê esse tipo de amor.

Olhe os desafios dos dias anteriores. Existe algum que parecia impossível para você? Você percebeu que precisa de Deus para mudar seu coração e lhe dar capacidade para amar? Peça a Ele para mostrar onde você precisa da intervenção Dele, e peça força e graça para cumprir o seu destino eterno.

Anote quando o desafio de hoje estiver completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário